A Turma da Mônica Jovem protagoniza uma história em quadrinhos desenvolvida para conscientizar o público sobre os riscos do HPV e a importância da vacinação na prevenção de diversos tipos de câncer. A revista foi criada pelo Instituto Cultural Mauricio de Sousa, em parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e o Comprehensive Center for Precision Oncology (C2PO), com orientação de professores da Universidade de São Paulo (USP).
Voltado a crianças e adolescentes, o gibi busca informar, de forma acessível, sobre a infecção pelo papilomavírus humano (HPV), que pode causar câncer de colo de útero, vagina, vulva, pênis, ânus e orofaringe, além de verrugas genitais. O câncer cervical, por exemplo, está entre os mais incidentes em mulheres no Brasil e é causado pela infecção por HPV, com cerca de 17 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A vacinação contra o HPV é segura, eficaz e oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização é mais efetiva quando aplicada antes do início da vida sexual, sendo indicada principalmente para meninas e meninos de 9 a 14 anos.
A revista está disponível em versão digital, com download gratuito no site do ICESP, mediante um breve cadastro. Também foram produzidos exemplares impressos, que estão sendo distribuídos gratuitamente em ações organizadas pelo ICESP, pelo Instituto Cultural Mauricio de Sousa e pelo C2PO.