Notícias

Estudantes de ensino médio visitam o Icesp para realizar trabalho escolar

No dia 26 de maio de 2026, um grupo de estudantes de ensino médio visitou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO).

Os estudantes haviam participado da Masterclass de Física de Partículas que ocorreu no final de março de 2026 e decidiram voltar para aprofundar seus conhecimentos sobre tratamentos oncológicos e realizar um projeto escolar sobre o tema.

O grupo foi formado pelos alunos Bernardo Quito Carvalho, Paulo Leão de Moura, Rafael Porto de Freitas Ferrari e Rian Simão dos Santos, acompanhados pela Profa. Eloci Peres Rios.

Eles foram recebidos pelo Dr. Gustavo Albuquerque, que explicou sobre o funcionamento das operações do Instituto do Câncer, e tratou sobre os desafios de gestão hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Em seguida, o Prof. Roger Chammas, coordenador do CTO, ofereceu uma aula participativa aos estudantes, tratando sobre biologia do câncer e o dia a dia da pesquisa em oncologia, tirando dúvidas a partir das interações dos alunos.

Por fim, o grupo conheceu as instalações do CTO e os equipamentos utilizados para realização de exames de imagem no Icesp, conhecendo alguns dos equipamentos sobre os quais aprenderam durante a Masterclass.

Compartilhe este conteúdo:

Outras Notícias