Notícias

ICESP realiza Campanha de Conscientização sobre o HPV na Avenida Paulista

A equipe do ICESP e das instituições parcerias. Img: ICESP

No dia 9 de março de 2025, quem passou pela calçada da Avenida Paulista foi impactado pela “Campanha de Conscientização sobre o Papilomavírus Humano (HPV)”, que deu à população a oportunidade de interagir com especialistas e tirar dúvidas sobre os meios de transmissão do vírus, a prevenção, as doenças associadas à infecção, os tipos de câncer que o vírus pode promover, a importância de realizar exames de rastreamento, a vacinação, entre outras informações relevantes.

A ação foi realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) em parceria com a FIESP e com a Sociedade Internacional de Papilomavírus (IPVS) como parte da agenda do Dia Internacional de Conscientização sobre o HPV, celebrado em 4 de março. A iniciativa foi liderada pela Dra. Lara Termini, pesquisadora do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do ICESP e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e levou às ruas uma equipe de especialistas em HPV, incluindo as Profas. Luisa Villa e Laura Sichero, também pesquisadoras do CTO do ICESP, além de médicos, enfermeiros e estudantes de pós-graduação do ICESP, da FMUSP e de instituições parceiras.

Refletindo sobre os impactos da campanha, a Dra. Lara Termini comenta que “A disseminação de informações precisas para a população e a ampla vacinação contra o HPV poderão reduzir significativamente as infecções e os cânceres associados a este vírus, que ainda atingem uma proporção elevada da população brasileira. Também vale lembrar que a realização de exames preventivos, especialmente para o câncer do colo do útero, é de extrema importância para detectar a doença em estágios iniciais e com grande chance de cura. Neste sentido, ações como a do último domingo impactam de maneira muito positiva”. 

Durante o evento, crianças e jovens de 9 a 19 anos puderam ser imunizados com a vacina quadrivalente contra o HPV. Ao todo, 24 crianças e jovens foram vacinados. A vacinação é a melhor forma de proteção contra a infecção, podendo prevenir os cânceres associados ao vírus, como os de colo de útero, vagina, vulva, pênis, ânus e orofaringe, além das verrugas genitais.

Vacinação de crianças e jovens contra o HPV. Img: ICESP

 

Também houve teatro interativo e distribuição de exemplares do gibi temático da Turma da Mônica Jovem sobre a vacinação contra o HPV, realizado pelo ICESP em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa e o C2PO. O gibi pode ser baixado gratuitamente pelo site do ICESP, após o preenchimento de um breve formulário.

Gibi da Turma da Mônica sobre o HPV. Img: ICESP

 

Para quem não teve a oportunidade de participar do evento, é possível acessar o site AskAboutHPV para obter informações confiáveis sobre o HPV, sua transmissão e prevenção, os cânceres causados pelo vírus, e as informações relevantes para diferentes segmentos da população. Também é possível acessar a página do Ministério da Saúde sobre o HPV para conhecer mais sobre os sintomas, tratamentos, e saber quem pode receber a vacina gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha contou com o apoio e a participação do A.C.Camargo Cancer Center, do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, do Instituto Lado a Lado pela Vida, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Compartilhe este conteúdo:

Outras Notícias