Notícias

Pesquisadora do Centro de Investigação Translacional em Oncologia vence prêmio do In.cube

A Dra. Renata de Freitas Saito e a Dra. Bárbara Barion na entrega do prêmio. Img: Reprodução LinkedIn

A Dra. Renata de Freitas Saito, pesquisadora científica do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), venceu o prêmio do In.cube na categoria Equipe com Melhor Desempenho.

O programa In.cube é uma iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InovaHC) para transformar o conhecimento científico-tecnológico gerado na organização em produtos e serviços inovadores para a área da saúde. Os projetos selecionados são acelerados em uma jornada composta por 3 módulos de capacitação empreendedora, que transformam a ideia inicial em uma solução viável e estruturada.

O projeto idealizado pela Dra. Renata Saito e sua equipe foi a criação da ThromboFlow, uma startup de tecnologia em saúde com foco em onco-hematologia. Além da Dra. Saito (Fundadora e CEO) a equipe da startup é formada pela Dra. Bárbara Barion (Especialista em Hemostasia), Daniela Fernandes (Química com especialização em Engenheira de Materiais), Dr. Guilherme Almeida Maia (Hematologista Oncológico) e Priscila Formaggio Trajano (Especialista em Gestão de Saúde). Com a participação no programa In.cube, a ThromboFlow já conta com um software viável e com um plano de negócios estruturado.

Logo em sua entrada no programa, o projeto conquistou a primeira posição entre os inscritos para a 6ª edição do In.Cube. O processo de incubação durou sete meses e contou com a mentoria dos especialistas em inovação Jean Singh, Jesus Cavalcante e Romina Soledad Horianski, todos do InovaHC, culminando com a conquista do prêmio de Equipe com Melhor Desempenho no encerramento do programa. Das propostas participantes na edição deste ano, apenas 12 equipes chegaram à grande final.

Em um post nas redes sociais, a Dra. Saito comentou sobre a importância do prêmio: “Esse prêmio traz uma energia enorme para os próximos passos que vêm pela frente. Saio com a certeza de que é incrivelmente rico e necessário conectar a academia com a inovação e o empreendedorismo para impactarmos a saúde no Brasil!”

O prêmio foi entregue durante a edição 2026 da Feira Hospitalar, no dia 20 de maio de 2026.

Compartilhe este conteúdo:

Outras Notícias