No dia 7 de março de 2025, ocorreu o evento de formatura da primeira turma do MBA em Gestão de Inovação em Saúde, desenvolvido pelo Instituto Butantan e pela FMUSP, e oferecido por meio da plataforma HCX FMUSP, como parte do Programa HC LÍDER.
A formatura do curso foi realizada presencialmente no InovaHC, o Núcleo de Inovação Tecnológica do HC. Na ocasião, os 31 formandos apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no formato de propostas de startups para uma banca de especialistas e investidores, que proporcionaram uma avaliação crítica e qualificada dos projetos, em um ambiente real de validação de soluções inovadoras para o mercado, contribuindo para o amadurecimento das propostas e para o desenvolvimento das competências empreendedoras dos alunos. Foram apresentados desde projetos de melhorias em processos no ambiente hospitalar até projetos voltados diretamente ao atendimento de pacientes.

O MBA oferece uma experiência gerencial completa em todas as etapas da inovação em saúde: da pesquisa à produção até a comercialização no mercado. O curso garante ainda domínio dos aspectos regulatórios e do arcabouço legal necessário para a transferência de tecnologia, possibilitando a inserção de novas soluções no setor de saúde.
Durante o curso, os alunos trabalham em equipes, exploram diversas tecnologias e desenvolvem soluções estratégicas e inovadoras para desafios reais do mercado de saúde. Com o apoio de ferramentas ágeis, estruturam e apresentam suas ideias em oficinas e atividades práticas distribuídas em módulos como “Jornada do Paciente”, “Busca e Redação de Patentes”, “Negociação e Contratos”, “Transferências de Tecnologia”, “Aspectos Regulatórios”, “Liderança” , “Saúde Digital”e “Interoperabilidade”.
O MBA também proporciona a participação de seus alunos em jogos de negócios que promovem o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação em ambientes complexos e em constante transformação, como tomada de decisão baseada em dados, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e gestão da inovação. Além disso, incentiva o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, reforçando a interdisciplinaridade e a conexão entre teoria e prática.
O curso é coordenado pelo Prof. Roger Chammas (FMUSP), pela Profa. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi (Instituto Butantan) e pela Profa. Linda Omar Bernardes de Alvarenga (EPM-UNIFESP).
O Prof. Roger Chammas, comenta sobre o MBA: “O curso forma líderes capazes de traduzir descobertas científicas em produtos inovadores para a saúde da sociedade e para o desenvolvimento do mercado”.
A Profa. Linda Bernardes, destaca a importância da inovação: “Nosso objetivo é formar lideranças para este tempo em que inovar é tão importante para a competitividade do nosso país, para a ampliação das nossas tecnologias, para a nossa autonomia tecnológica e para este mundo em transformação que requer novos produtos e novos serviços que impactem a qualidade do atendimento e da gestão.”
Já a Profa. Ana Marisa Tavassi, aponta os desafios enfrentados na inovação em saúde: “Fazer gestão na área da saúde não é trivial: é um ambiente extremamente regulado, e a gente precisa conhecer todas as etapas do processo para entregar algo que efetivamente faça sentido e gere valor.”
Por fim, Renata de Freitas Saito, pesquisadora do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) e uma das formandas do MBA, aponta que: “O curso proporcionou aos participantes as ferramentas essenciais para compreender a complexidade do setor de inovação no país, além de transformar a maneira como percebemos e impulsionamos projetos inovadores.”
As inscrições para a próxima turma do MBA podem ser efetuadas pela plataforma HCX.