Estudantes e Professores do último ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de São Paulo foram convidados a viver dois dias de imersão na aplicação de física de partículas a tratamentos radioterápicos para o câncer, durante a International Masterclass Hands on Particle Physics.
O evento contou com atividades que demonstraram a aplicação prática de conhecimentos que os estudantes obtêm nas escolas, como física, química e biologia, evidenciando o caráter interdisciplinar dos conteúdos.
As atividades foram oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP) como parte do Programa International Physics Masterclasses, organizado pelo International Particle Physics Outreach Group (IPPOG) e coordenado pelo GSI Helmholtzzentrum für Schwerionenforschung GmbH (Centro Helmholtz de Pesquisa com Íons Pesados).
O primeiro dia, realizado no Instituto de Física da USP (IFUSP), contou com uma exposição sobre a área de Física Médica, ministrada pelo Prof. Paulo Costa (IFUSP) e uma narrativa da história da oncologia, até o desenvolvimento do que chamamos de Oncologia de Precisão, conduzida pelo Prof. Roger Chammas (FMUSP). Também houve uma exposição do Dr. Victor Bertotti Ribeiro, físico médico no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas (HC FMUSP), que tratou sobre os tipos e as características das partículas utilizadas na radioterapia, destacando o desafio de garantir que a terapia seja segura e eficaz. Todas as aulas contaram com seções de perguntas dos estudantes.
Em seguida, os estudantes receberam um treinamento sobre o uso de um software de simulação de aplicação de radioterapia para o tratamento de câncer, além de um quiz para fixarem as informações. Os alunos tiveram a oportunidade de comparar o efeito das terapias usando fótons (comumente usada no mundo todo) e a perspectiva do uso de terapias com partículas, como prótons e o íon de Carbono, em desenvolvimento em alguns (ainda) poucos centros mundo afora. O treinamento foi oferecido por Vitor Premero e Wagner Marques, graduandos do curso de Física Médica da USP e pesquisadores em iniciação científica.
Após o treinamento, os alunos tiveram a oportunidade de colocar seus conhecimentos à prova, utilizando o software para simular a aplicação da radioterapia em um paciente, e verificando na prática a complexidade da aplicação.

No segundo dia, o grupo foi convidado a visitar o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). No início da manhã, houve um momento para os alunos e professores das escolas discutirem os aprendizados do dia anterior e falarem sobre os impactos da experiência.
Entre os ganhos apontados pelos alunos, destacaram-se: a utilização dos conhecimentos obtidos na escola; o primeiro contato com a USP e com a universidade pública, e a vontade de entrar para a universidade; a percepção de que o conhecimento da universidade tem uma função social, pois não se destina apenas à construção da carreira profissional do indivíduo, mas também tem um caráter de retribuição à sociedade; a grande responsabilidade envolvida no trabalho desenvolvido pelos profissionais de Física Médica, que precisam garantir a qualidade e a segurança dos tratamentos radioterápicos.
Também houve participação numa rodada de apresentações internacionais, em que os alunos brasileiros apresentaram e assistiram a apresentações de alunos e professores estrangeiros que também desenvolveram atividades como parte do Programa International Physics Masterclasses.
Como encerramento das atividades, os alunos visitaram o Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO), para conhecer um pouco das instalações de um laboratório de pesquisa em Oncologia.
O Prof. Paulo Costa comentou sobre a relevância e o impacto do evento: “A Masterclass foi muito estimulante e empolgante para todos, alunos e professores. Durante esses dois dias, os estudantes de ensino médio tiveram oportunidade de vivenciar uma experiência lúdica e criativa que conecta duas grandes ciências, a Física e a Medicina. Com palestras, simulações computacionais e jogos interativos, sentiram como é o trabalho de um Físico Médico na área da Radioterapia e a importância do correto diagnóstico e tratamento do câncer.”

O Prof. Roger Chammas destacou a importância de demonstrar para os alunos as diversas possibilidades encontradas nas universidades públicas: “Para além da excelência do ensino e da formação de ótimos profissionais, as universidades públicas paulistas possuem uma grande capacidade instalada para o desenvolvimento e o avanço de pesquisas. As universidades públicas como a USP são um verdadeiro celeiro de oportunidades para jovens pesquisadores.”

