Na sexta-feira, dia 27 de junho de 2025, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou em São Paulo dois grandes avanços para o diagnóstico e tratamento de câncer no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS): a criação do Super Centro para Diagnóstico de Câncer, que promete reduzir o tempo de emissão de laudos pelo SUS, e o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, que deve aumentar o acesso à radioterapia.
Super Centro para Diagnóstico de Câncer contará com INCA e A.C. Camargo Cancer Center
O Super Centro para Diagnóstico de Câncer terá o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão do Ministério da Saúde, como responsável pelo apoio técnico, enquanto o A.C. Camargo Cancer Center oferecerá sua expertise em patologia digital, tecnologia que contribuirá para diagnósticos mais precisos e rápidos. Com o uso telepatologia, teleconsultoria e laudos digitais, o Super Centro terá capacidade para emitir cerca de 1.000 laudos por dia, o que deve reduzir significativamente o tempo de espera pelos laudos. A expectativa é que o tempo para emissão de laudos passe a ser 5 vezes menor: dos atuais 25 dias para apenas 5 dias.
A telepatologia é uma tecnologia que permite digitalizar lâminas histológicas, que podem ser armazenadas, analisadas e compartilhadas com profissionais de qualquer local do Brasil. Com resultados mais rápidos, os tratamentos poderão ser iniciados mais cedo, o que aumentará as chances de que as terapias sejam bem-sucedidas.
O A.C. Camargo ofertará oito scanners de lâminas histológicas para laboratórios de patologia do SUS, e também capacitará profissionais de 20 laboratórios de patologia de diferentes regiões do país.
As operações serão iniciadas em julho, e o objetivo é atender até 400 mil exames por ano.
Plano de Expansão da Radioterapia no SUS inclui o ICESP
Além dos anúncios relativos ao Super Centro, o ministro também anunciou o repasse de R$ 8,2 milhões ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) para a compra de um acelerador linear, um aparelho de alta tecnologia utilizado para a radioterapia, fundamental para o tratamento dos pacientes oncológicos.
A iniciativa faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Persus II), que pretende entregar 121 novos acelerados até 2026, dos quais 9 já foram entregues.
Com informações do Ministério da Saúde: Ministro da Saúde lança Super Centro para Diagnóstico de Câncer com laudos cinco vezes mais rápidos no SUS — Ministério da Saúde